Em regra, um trabalhador fica de 8 a 9 horas em seu ambiente de trabalho. Ou seja, 1/3 do total das horas do dia é destinado ao serviço e, consequentemente, exposto ao ambiente de trabalho e às condições específicas de cada função.
Mas será que todos os ambientes de trabalho ou as funções desempenhadas são realmente saudáveis?
Não existe uma resposta única a este questionamento, eis que as condições de trabalho variam de acordo com cada empregador e a atividade desempenhada.
Explicamos:
Algumas empresas não fornecem corretamente o equipamento de proteção ao trabalhador (EPI’s) e, por este motivo, o ambiente laboral não será saudável, podendo gerar doenças respiratórias.
Somado a este fato, existem algumas ocupações que expõem o trabalhador a partículas nocivas ou a exposição a vapores, fumaças ou gases (elementos de insalubridade), podendo ocasionar ou agravar problemas respiratórios como rinite, sinusite, asma, bronquite, pneumopatias, siderose, asbestose, silicose, fibrose pulmonar, câncer no pulmão, entre outros.
Destaca-se que os setores como: Construção civil, Portuário, Indústrias de Cerâmica, Agricultura, Metalurgia e empresas que fazem uso do amianto; possuem um alto índice de trabalhadores que desenvolveram doenças respiratórias em decorrência do exercício de sua função.
Aos trabalhadores acometidos por doença adquirida no trabalho, a Legislação Trabalhista garante uma indenização pelos danos materiais (indenização pela perda da capacidade laborativa, reembolso de tratamento médico e lucro cessante) e danos morais, além da estabilidade no trabalho até a alta médica.
Importante frisar, ainda, que a exposição às substâncias nocivas, pode, inclusive, agravar uma doença preexistente e, mesmo nestes casos, também é devido ao trabalhador uma indenização compatível com a aceleração da exposição aos referidos agentes.
Além da referida indenização, nesses casos de elementos insalubres, é importante que o empregador tenha pago corretamente o referido adicional, sob pena de pedido judicial, caso efetivamente comprovado, além da indenização mencionada.
Se você tem problemas respiratórios e acredita que esses problemas tenham ocorrido em razão das atividades que desempenhou (ou desempenha) ou do ambiente de trabalho que estava exposto, não hesite em procurar advogado especialista para auxílio jurídico.