Revisional de PASEP: Entenda seus Direitos e Como Proceder

pasep advogado

A Ação Revisional de PASEP é um assunto importante para servidores públicos aposentados e militares na reserva, especialmente que contribuíram para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) nos anos de 1970 a 1988. Isso porque, nesse período, o Banco do Brasil, responsável por esse fundo, em diversos casos não corrigiu monetariamente as cotas de maneira adequada. Dessa forma, ao realizar o cálculo do saldo PASEP e analisar o caso, considerando as conversões de moedas e a correta atualização monetária, diversas vezes o advogado especialista encontra erros ou omissões nos depósitos realizados ao longo dos anos. Por isso, a Ação Revisional de PASEP seria a solução para o servidor público aposentado ou militar na reserva reaver seus direitos. Neste artigo, explicaremos o que é a revisão do PASEP, como saber se você tem direito e quais os passos para solicitar uma correção.

O que é o PASEP?

O PASEP, sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, foi criado com o objetivo de distribuir uma parte das receitas das empresas públicas e da União para os servidores, de forma semelhante ao PIS para trabalhadores da iniciativa privada. O fundo é gerido pelo Banco do Brasil, e os rendimentos gerados a partir dos valores depositados são destinados aos servidores públicos cadastrados no programa.

O que é uma Revisão de PASEP?

A revisão de PASEP ocorre quando o servidor público, com auxílio de advogado especializado, percebe que houve um erro no cálculo ou na atualização dos valores depositados em sua conta do PASEP. Isso pode ocorrer devido a falhas na correção monetária dos valores ou até mesmo ausência de atualizações anuais, comprometendo o saldo final. A ação revisional visa corrigir esses valores, garantindo que o servidor receba o montante correto.

Quem tem direito à Revisional de PASEP?

Nem todos os servidores terão direito automaticamente à revisão do PASEP. Veja os casos mais comuns:

  • Servidores públicos aposentados que contribuíram entre os anos de 1970 a 1988;
  • Militares na reserva que contribuíram entre os anos de 1970 a 1988;
  • Servidores públicos ou militares que notaram omissões no saldo do PASEP;

Como solicitar a Revisão do PASEP?

Confira o passo a passo para solicitar uma revisão de PASEP:

  1. Consulta ao Extrato do PASEP: O primeiro passo é acessar o Banco do Brasil e solicitar o extrato do seu PASEP. A análise desse documento permite identificar eventuais erros ou falta de atualização no saldo. Como os extratos anteriores a 1999 não eram computadorizados, é necessário solicitar as microfilmagens, que geralmente demoram cerca de 30 (trinta) dias para serem disponibilizadas após a solicitação.
  2. Verificação de Correções Monetárias: Com ajuda de um advogado especializado, é necessário realizar um cálculo para averiguar que o saldo disponível para saque no momento da aposentadoria refletia corretamente a aplicação de índices de correção monetária ao longo dos anos. Caso os valores pareçam incorretos, pode ser indicativo de direito à revisão.
  3. Revisão Judicial: Por fim, o servidor ou militar poderá buscar auxílio jurídico para uma ação revisional. Esse processo judicial busca corrigir eventuais falhas nos valores devidos, retroativamente, e busca reaver o montante que o servidor tem direito.

Vantagens da Revisão de PASEP

Uma revisão pode garantir:

  • Correção dos valores depositados.
  • Recebimento de montantes retroativos (valores corrigidos) devidos ao longo dos anos.
  • Ajustes nos rendimentos acumulados.

Como é feito o Cálculo de Revisão?

A revisão do PASEP considera o valor inicial depositado, os rendimentos gerados e a aplicação dos índices de correção monetária, bem como da correta aplicação das conversões de moedas que ocorreram de 1970 a 1994 (Plano Real). Em uma ação judicial, pode ser necessário o cálculo revisional por um perito judicial, mas de toda forma, para ajuizar a ação Revisional de PASEP, o advogado deve indicar, respaldado de cálculo adequado, o valor a ser restituído.

Importância de Consultar um Advogado

A revisão de PASEP pode trazer grandes benefícios ao servidor público, mas o processo de análise e cálculo exige conhecimentos específicos. Um advogado especializado em revisional de PASEP pode orientar o servidor em cada etapa, bem como realizar o cálculo de forma assertiva, assegurando que todas as opções sejam exploradas e que os direitos sejam preservados.


Tem dúvidas sobre seu caso? Conte com nosso escritório para te auxiliar (CLIQUE AQUI).

Nos siga nas redes sociais: instagram e facebook.

Compartilhe esse post

Tire suas dúvidas com um especialista.

Agende sua consulta inicial para conversarmos sobre o seu caso.

Depoimentos de clientes

Temos nota 4,9 no Google Empresas, com mais de 70 avaliações de clientes.

Thiago Siqueira
Read More
Excelente escritório, aqui eles realmente mostram a preocupação com o cliente dando toda atenção que precisamos, sempre estando a disposição para tirar as dúvidas.
Patricia Luciane
Read More
Ótimo, fui muito bem atendida pelos advogados e muito satisfeita. Parabéns Dr. Adriano Munhoz, a todos os advogados e a sua equipe. Atendimento de primeira.
William Galvao
Read More
Excelente atendimento! Equipe atenciosa e muito comprometida com seus valores. Logo de início já se percebe a preocupação com a valorização dos clientes. Organização e competência.
Pascasio Schmitz
Read More
Concluido o processo posso afirmar e externar minha satisfação com o atendimento humano e profissional que recebi por essa assessoria jurídica. Agradeço e recomendo para outras pessoas.
Inacio Sena de Almeida
Read More
Sempre fui muito bem orientado e sempre fui muito bem direcionado por este escritório e são muito competentes no que fazem muito justos eu indico este escritório.

Agende um atendimento.

Preencha seus dados abaixo e entraremos em contato

Abrir WhatsApp
💬 Fale com um especialista.
Munhoz & Advogados Associados
👋 Tire suas dúvidas com um especialista do nosso escritório agora mesmo.