5 dicas para se evitar reclamatórias trabalhistas em condomínio – dos empregados e dos terceirizados

condomínio

Ao assumir a administração de um condomínio, um dos principais desafios que o síndico encontra pela frente é gerir os funcionários dentro das normas do direito do trabalho. Para que a gestão condominial esteja de acordo com as normas, é necessário que o síndico entenda a sua responsabilidade com as questões trabalhistas.

Além disso, é de extrema importância que todos os contratos de trabalho estejam de acordo com as normas descritas nas convenções coletivas, vez que essas foram elaboradas determinando as particularidades do trabalho e firmadas com os Sindicatos dos empregados de condomínios residenciais e comerciais de cada cidade.

Mas, é preciso lembrar que além dos trabalhadores registrados pelo condomínio, na modalidade da CLT, existe também a figura do trabalhador terceirizado. Este obreiro é aquele colaborador que presta serviços e/ou desenvolve atividades dentro do condomínio, mas é registrado por uma empresa parceira que tem contrato de prestação de serviços com a administração condominial.

Não são poucos os condomínios que optam pela contratação de serviços terceirizados, não apenas pelos custos dos contratos, mas principalmente para garantir que circulem profissionais treinados e com experiência no condomínio. Além disso, facilita e otimiza a administração quanto a contratação, dispensa e substituição quando necessário. Principalmente nas áreas de limpeza, cuidado da portaria e segurança, as empresas terceirizadas são sempre uma boa sugestão.

Ao tomar a decisão de terceirizar esse serviço, o síndico deve estar ciente que embora este seja um empregado da empresa terceirizada, o condomínio é responsável e responde, de forma subsidiária, o processo trabalhista. Isso implica em dizer que, caso a empresa terceirizada não quite os direitos trabalhistas em juízo, fatalmente a obrigação será direcionada ao condomínio.

Para se precaver, recomendamos que o síndico exija da empresa terceirizada documentos que comprovem os pagamentos dos encargos sociais e trabalhistas dos empregados, tais como INSS, férias, 13º salários. Além disso, o síndico deve estar a par dos procedimentos quando um funcionário faltar ao trabalho e que saiba como é feito o fornecimento e a distribuição de materiais e uniformes, por exemplo.

E lembre—se que mesmo com todas as cautelas tomadas, problemas como ações trabalhistas podem acontecer. Nesses casos, procure um escritório de advocacia com profissionais especializados em demandas trabalhistas no segmento condominial, que certamente irão te ajudar a resolver o problema.

Nos siga nas redes sociais: instagram e facebook.

Compartilhe esse post

Tire suas dúvidas com um especialista.

Agende sua consulta inicial para conversarmos sobre o seu caso.

Depoimentos de clientes

Temos nota 4,9 no Google Empresas, com mais de 70 avaliações de clientes.

Thiago Siqueira
Read More
Excelente escritório, aqui eles realmente mostram a preocupação com o cliente dando toda atenção que precisamos, sempre estando a disposição para tirar as dúvidas.
Patricia Luciane
Read More
Ótimo, fui muito bem atendida pelos advogados e muito satisfeita. Parabéns Dr. Adriano Munhoz, a todos os advogados e a sua equipe. Atendimento de primeira.
William Galvao
Read More
Excelente atendimento! Equipe atenciosa e muito comprometida com seus valores. Logo de início já se percebe a preocupação com a valorização dos clientes. Organização e competência.
Pascasio Schmitz
Read More
Concluido o processo posso afirmar e externar minha satisfação com o atendimento humano e profissional que recebi por essa assessoria jurídica. Agradeço e recomendo para outras pessoas.
Inacio Sena de Almeida
Read More
Sempre fui muito bem orientado e sempre fui muito bem direcionado por este escritório e são muito competentes no que fazem muito justos eu indico este escritório.

Agende um atendimento.

Preencha seus dados abaixo e entraremos em contato

Abrir WhatsApp
💬 Fale com um especialista.
Munhoz & Advogados Associados
👋 Tire suas dúvidas com um especialista do nosso escritório agora mesmo.